domingo, 5 de Maio de 2024  04:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-09-2014

Aveiro: Feira das Cebolas regressa no próximo sábado.


A 11ª edição da recriação da antiga Feira das Cebolas de Aveiro realiza-se no próximo dia 27 de Setembro, no Largo do Rossio, entre ...

A 11ª edição da recriação da antiga Feira das Cebolas de Aveiro realiza-se no próximo dia 27 de Setembro, no Largo do Rossio, entre as 9h00 e as 17h00, sendo organizada pelo Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas com a parceria do Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, Grupo de Cantares Xailes de Aveiro, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico de Esgueira e Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.

Tendo por base o manuscrito “Feiras e Mercados de Aveiro” de Rangel de Quadros, após a extinção da Feira das Cebolas há algumas dezenas de anos no século XX, a então Junta de Freguesia da Vera Cruz promoveu, durante 10 anos (2001 a 2011) a recriação de um mercado semelhante que ajudasse os aveirenses a reviver mais um facto de relevo do seu passado histórico, em que o rural e o urbano da região se confundiam e o comerciante era o próprio produtor. Até 2005 contou também com a parceria da Junta de Freguesia da Glória.

Depois de 2 anos de inactividade, as associações culturais, que sempre participaram na recriação da antiga Feira das Cebolas, uniram-se para retomar o evento e dar continuidade ao trabalho de revitalização e divulgação das tradições aveirenses.

“Cebolas de muitas qualidades, branca ou vermelha, alhos da região de Aveiro, comes e bebes, a par de outros produtos das terras circunvizinhas, frescos e diretamente do lavrador, tudo vai ser vendido pelos grupos participantes como que vindos de outros tempos. Também os doces de feira, marmeladas e compotas, petiscos de bacalhau e cebola não faltarão para levar”.

Da animação prevista destaque para as cantigas à desgarrada, bailes de rua, desfile de trajes, pregões e muitas brincadeiras. No final, o resultado da venda das cebolas e dos restantes produtos reverterá a favor dos grupos participantes para ajudar na sua participação e atividades culturais.

Texto: Cristina Perestrelo

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®